09 August, 2010

Arqueologia do Futuro

A ferramenta ‘Arqueologia do Futuro’ surgiu como metodologia de investigação em um processo artistico com mais pessoas. 
Inspirados pelo trabalho de um arqueólogo, que cria cada detalhe de um dinossauro a partir de um pequeno fóssil, o intérprete criador projeta a cada ensaio todos os detalhes de um possível futuro espetáculo, através da escrita de uma Arqueologia.
Dependendo de cada caso uma Arqueologia pode parecer um roteiro, uma partitura, uma instrução, uma tarefa, um conto, uma poesia, uma critica, uma crônica, etc.

Como?
Após um dia de ensaio (práticas corporais, estudos, troca de referências e conversas), cada artista-colaborador tem a tarefa de escrever sobre estas vivências/experiências como-se-fosse-um-espetáculo.
Esta tarefa pode ser realizada todos os dias de ensaio (desde o 1° dia), ou em algum determinado periodo especifico do processo.

Para quê?
Identificação de escolhas estéticas;
Projeção de idéias e sensações em forma de dança/espetáculo;
Treino perceptivo;
Para que outros possam estudar/montar uma cena, uma situação ou qualquer outra forma de materializar as vivências/experiências propostas, e formar uma coleção ou repertório do núcleo de trabalho. E, também, para que outros artistas, estudantes ou interessados possam se apropriar e testar este repertório em seus processos.


DESABA