glossário-gíria

Ao final de um dia de trabalho você organiza um “table-work”*.
A proposta deste table-work é de que vocês vão elencar palavras recorrentes que foram utilizadas durantes os dias de ensaio.
Organize-as numa lista de A a Z.
Depois de uma semana selecionando-as, reúna novamente e faça uma votação e, de cada lista de palavras referente a cada letra, retire de uma a três, deixando as outras numa pasta de recicláveis.

*Table-work: reunidos todos numa mesa com seus cadernos de anotações, computadores etc. trocam-se feedbacks sobre os ensaios até então.


Glossário em construção
O QUE SE ESTÁ SENDO ENTENDIDO POR CADA PALAVRA NO CAMPO ARQUEOLOGIA DO FUTURO:

Índice de cores para as respostas:

Em vermelho Bruno Freire
Em azul escuro Daniel Fagundes
Em verde Thelma Bonavita
Em pink Leandro Berton
Em violeta Ana Dupas
Em cyan Cristian Duarte
Em  amarelo Clarice Lima
Em cinza, o “coletivo”


A
Autoria:
_quando alguém organiza algo sobre algo que está sendo…..????

Ação:
_proposta que envolve alguma atividade ou problema para o corpo.

Apropriação:
_tudo o que está no mundo.
_uma estratégia adaptativa da relação corpo-ambiente (ver corpo em crise, Christine Greiner, capitulo 2- Epidemias metafóricas (o apetite pela desterritorialização) pag. 52 final do capitulo).

Arqueologia do futuro:
_uma ferramenta de projeção/imaginação, uma coleção de ferramentas, tarefas, roteiros, partituras e estratégias que demonstram um entendimento de fazer dança e que pode vir a ser usada por outros artistas conforme sua regras de uso, conjunto de práticas que fazem ser o  que somos, enquanto artistas, neste momento.
_uma ferramenta para criação de futuros espetáculos. utilizada, geralmente, após um dia de prática em sala de "ensaio", onde cada performer planeja/escreve/projeta um futuro espetáculo a partir da vivência e de outras referências.
_uma ferramenta para criação de futuros exercícios. tarefas. instruções. roteiros. ferramentas.
_um exercício diário de criatividade e imaginação.
_é um exercício de tradução da sua prática para o outro.
_resgatar e projetar.
_uma hipótese, uma projeção sobre uma prática.
_depois de testada, mexida, pode virar uma partitura pode ser um roteiro.
_uma ferramenta de exercício criativo.
_serve para um grupo conversar esteticamente.
_permitir um modo de o outro elaborar esteticamente uma montagem.
_entender como o outro articula as coisas que aconteceram durante uma prática comum.
_ela talvez precise do autor para virar uma partitura.
_quando ela vira uma tendência, ela deixa de ser uma arqueologia do futuro (quando se presentifica).
_elas são um projétil.
_elas podem virar um projeto de espetáculos.
_meu futuro está no meu passadoO passado vai estar no meu futuro.
_é  exercício de percepção, que futuro prioriza a criatividade e a imaginação.
_ é uma metodologia de trabalho.
_ é uma ferramenta para identificação e criação de um campo de referências.


Agregado:
_artistas em contato, entre colaboração e troca por tempo determinado.

Aquecimento:
_preparar-se para um determinado trabalho;
_transferência de energia de um corpo para o outro.
_preparação  do material corpo para práticas de improvisação.
_preparação para algo.
_é uma preparação para estimular e tonificar/lubrificar sua prática criativa, normalmente realizado através de exercícios (corpo, intelecto, percepção, concentração, imaginação).

Análise:
_elaboração ou reunião de informações de maneira ainda não sintética, ainda processual, que não determina um produto, que está aberto a variações e possibilidades de continuidade. Pode virar uma síntese.  (ver Síntese)
Possíveis exemplos de processos analíticos (em out/2010): Verbete coreografia da Rosa Hércoles; Projeto Arqueologia do Futuro; Nagi nodando = paisagem analítica?

B
Bifurcação:
_quando algo se desdobra tomando várias direções.
_uma multiplicação das possibilidades de um exercício, tarefa, experimento. Um desdobramento que potencializa uma proposta.

C
Coletivo :
_um grupo de pessoas com objetivo  em comum.

Coleção:
_cada um do grupo.
_é um conjunto de fatores/elementos que apresentam características ou parâmetros que os colocam em contexto/diálogo/relação.

Cronograma:
_modo de organização de um grupo podendo sempre ser reestruturado conforme o andamento dele.
_é um modo de organização de prazos e responsabilidades.

Corpo:
_carne, osso, músculo e intelecto.
_a mídia de mim mesmo.

Condução:
_uma liderança provisória para a realização/teste de alguma tarefa, experimento, exercício.  

Codificação:

Conversa prática:
_é uma possibilidade de colocar suas ideias e entendimentos em contato com outros.

Compromisso:
_dentro do contexto de AdF: implicação e integridade da participação individual em relação às propostas que nos coloca em jogo.

Coisa:
_é a materialização de um conceito, uma ideia, um pensamento.

Coreografia:
_sequência de ações, passos, gestos e intenções.

City tour :
_passeio coreográfico como estratégia de inclusão da dança no cotidiano da cidade.

D
Dispositivo:
_uma ferramenta, um roteiro, um exercício, uma prática ,uma conversa, enfim um mecanismo ou regras que podem ser compartilhadas.

Direito autoral:



Dança:
_saltatio (do italiano)
_orquesis (do grego)
_”a dança é o que impede o movimento de morrer de clichê”. (HK)

Desdobramento:

Discussão:

Descrição:  
_ato de descrever o que viu.

Definição:
_é uma síntese que carrega as características principais de algo.

Discurso:
_“É  preciso saber do que se está falando e compreender que todo discurso é uma forma de ação”. Christine Greiner (O corpo em crise).

Dramaturgia:
_composição na Ação (a Ação em cada linguagem é uma coisa).
_o sentido que esse movimento carrega.

E
Escrita:  
_modo de escrever uma proposta ou problema para o corpo.qual escrita dá conta dessa ou daquela dança, qual escrita, como...

Estratégia:

Ensaio Aberto:
_partilha de conhecimentos.

Encenação:

Estratégias de sedução:
_modos de atrair pessoas para as questões do projeto.

Experimento:
_de caráter variado e genérico, serve para designar um teste, tudo e quase nada.

Experiência:
_ toda experiência deve ser explicada e registrada, e isso é tarefa para as arqueologias.

Efeito:
_aquilo que altera o estado regular de algo.
_desestabilizador.

Exercício:

F
Ferramenta:
_ um conjunto de instruções e/ou tarefas, de caráter ontológico e, normalmente, útil para produzir alguma coisa, qualquer coisa, de uma camiseta até um jogo cênico de regras complexas.

Ficção:

G
Glossário:

J
Jogo:
_um recurso para se testar participação, interesse, performatividade, cognição, disponibilidade, habilidades, potenciais entre os participantes envolvidos.

H
Hipótese:

I
Imagem:
_a imagem é a própria sensação ou percepção do objeto no momento da observação mas também por outro lado é o resultado da imaginação.


instrução
_ aquilo que informa como prosseguir ou como dar o próximo passo.

J
Jogo:

K

L
Linguagem:
_usar a palavra linguagem não é se fazer entender mas sim evocar uma Guerra.

Livro:
_instrumento cultural de difusão de idéias, transmissão de conceitos, documentação, entretenimento, condensação e acumulação do conhecimento.

M
Manipulação:  
_meio de investigar  material para dança.

Método:

Metodologia:

N
Notação:
_escrita da dança.

O
Objetivo:
_o que se pretende com, ter uma hipótese e levantar outras hipóteses pode ser um objetivo, não ter objetivo também acaba sendo um objetivo.

P
Parâmetro:

Percepção:
_aquilo que acontece no nosso corpo.

Passo:
_conjunção de ações.

Partitura:

Princípios:  
_frases, enunciados, metáforas que geram uma borda para o processo de criação.

Prática::
_ação  do corpo, interna ou externalizada.

Palavra:
_“palavra que eu uso me inclui nela”, Manuel de Barros.

Projeto:
_vem depois de criação, ato de imaginar, campo a ser investigado.

Punição:

Q
Questão:
_interesse, dúvida, curiosidade, uma imagem.

R
Roteiro:
_descrição escrita ou falada sobre determinada tarefa.
-        
Realidade:

Representação:

Regra:


S
Sistematização:

Score:
_roteiro _uma arqueologia pode ser escrita na forma de um roteiro, com todas as indicações necessárias para que o "outro" compreenda e remonte seu espetáculo imaginado.

Síntese:
_processo de transformar informações em um produto que reúna todas elas de maneira elaborada e concisa. Exemplos: copo; verbete de Rosa Hércoles sobre dramaturgia.

Sistema aberto:

Sistema fechado:

T
Técnica:

Tática:

Treinamento:
_prática realizada regularmente
_um programa de práticas com objetivo que  se dá através de sua repetição.

Transdução:

Tarefas corporais:

Tarefa:
_task

Task:
_contém instruções de como realizar determinada ação.
_uma tarefa apresenta as condições para se realizar uma ação, uma situação ou uma “coisa”.

Texto:

U
V
X
Y
Z