30 August, 2010

vamos fingir que estamos em um naufrágio, e você vai acreditar

26.08.2010
Arqueologia para 3 performers.

Performance para palco italiano.
Luz: iluminação feita com projetores de vídeo. Atenção: a projeção ilumina o espaço inteiro, uma geral branca. Os flashs de imagens são projetados no chão.
Roupa: casual completo (incluir calçado).
Material necessário: 1 garrafa de água mineral


Cena 1. Projetores geral branca
Três performers entram no espaço e começam a se mover individualmente a partir da metáfora de um naufrágio.
Toda a movimentação é instável.
Como se o chão os movesse.
Aos poucos começam a produzir relações mais diretas entre eles, provocando situações que podem ser reconhecíveis ou não.
Não há contato físico entre os performers.
Usar como base de movimentação a tarefa WE ARE GERRING.
Duração 10 minutos.

Cena 2. Projetores geral branca
Esta cena consiste em exagerar a metáfora naufrágio.
Aumentar a intensidade da movimentação e das relações e situações que vão sendo criadas.
Ainda não existe contato físico entre os performers.
A intensificação se torna uma caricatura.
Nesta cena é muito importante o “fazer crer” (make believe).
Cada performer deve intensificar suas ações e propostas na cena, sem julgamentos, sem crítica.
O êxito desta cena está em acreditar e intensificar o que se propõe e/ou o que está sendo proposto.
Duração: 5 minutos

Cena 3.
Projetores geral branca como base + flashs rápidos que entram em momentos diferentes e espaçados durante essa cena (10 flashs).
Esta cena consite em tirar de cena um dos performers.
A metáfora é: jogar um performer em alto mar.
Nesta cena é permitido contato físico, mas apenas com uma parte do corpo, ou seja, se você usar uma mão para tocar o outro, não pode usar a outra mão.
Os três performers devem decidir em cena os papéis – quem será jogado em alto mar e como o corpo será jogado, e onde fica o mar, etc.
Duração: aprox. 7 minutos

Cena 4.
Projetores geral branca + flashs rápidos de imagens de monstros do mar (godzilla, tubarão, etc...)
Apenas dois performers em cena.
A movimentação volta a ser menos intensa.
Eles buscam situações de ajuda entre eles.
O olhar é atento para as próprias ações que ambos realizam (ver tarefa WE ARE GERRING).
O objetivo desta cena é se ajudar.
Duração: aprox. 5 minutos

Cena 5.
Projetores geral branca + flashs rápidos de imagens de monstros do mar (godzilla, tubarão, etc...)
Como decorrência da cena anterior, os dois performers irão transformar a situação de ajuda em uma nova oportunidade de jogar outro corpo no mar.
As situações criadas devem permanecer ambivalentes.
Durante essa atividade, o performer que estiver mais evidente como o possível corpo que será jogado em alto mar, irá “morrer” durante essa situação. Essa morte não necessita exagero – significa interromper a atividade que estiver envolvido deixando o peso do seu corpo cair ao chão.
O performer restante continua a ficção do naufrágio em alto-mar sozinho e encontra um modo de retirar o corpo “morto” de cena.
Duração: aprox. 5 minutos

Cena 6. Projetores com imagem branca
O último performer em cena continua a ficção do naufrágio sozinho e irá criar sua própria eliminação por afogamento utilizando uma garrafa de água mineral.
O afogamento deve ser criado em conjunto previamente.
Os 3 performers devem saber executar a cena do afogamento, mas apenas 1 irá performa-la.
Finalizado o afogamento solo, o corpo do performer permanece no espaço.
Entra projeção do mar em tempestade.

Cena 7. Projetores com imagem de mar em tempestade + chuvisco de TV
Os dois performers que estavam fora, entram “nadando” pelo chão com o objetivo de resgatar o corpo do último performer.
O nado acompanha e dialoga com a projeção do mar em tempestade no chão, dificultando a chegada dos performers até o corpo deitado “boiando”.
A cena termina antes que os dois performers consigam chegar até o corpo.
Entra imagem de chuvisco de tv.
Fim.