12 January, 2011

A) FIGURINO GÉNÉRIQUE + B) GÉNÉRIQUE PERFORMANCE

(Ferramenta générique em duas etapas)

A)
FIGURINO GÉNÉRIQUE:

Pré Requisito:
Trazer um figurino que você já usou ou usaria numa peça de dança contemporânea, sabendo que este ficará disponibilizado em uma arara para uso coletivo  durante a realização desta ferramenta.

Situação inicial:
Os participantes colocam seus figurinos em uma arara coletiva.
Os participantes organizam-se em dois grupos: performers e plateia.
O grupo de performers  vai até a arara coletiva, sem comunicação verbal, seleciona e veste   peças que para compor o seu visual de “final do espetáculo”.
Essa construção de figurino leva em consideração o modo que faz o performer escolher determinada peça e não outra em relação às escolhas dos outros participantes que também estão implicados no jogo/performance. Nada é combinado a priori e a duração respeita até que o último performer tenha concluído seu figurino.

B)
GÉNÉRIQUE (performance)
Générique é um projeto de performance que funciona como um open-source (fonte aberta), que é desenvolvido dependendo do interesse e investimento de uma variedade de performers. É baseado em uma estrutura de jogo que nutre o fazer crêr e uma criatividade coletiva: o grupo inteiro de performers e platéia discutem como se os performers tivessem acabado de apresentar uma performance e, como se a platéia tivesse assistido a apresentação. Essa discussão permite ao grupo inventar uma performance juntos. Uma série de ferramentas é desenvolvida e usada pelos performers a fim de otimizar a ficção da situação e encorajar o jogo a avançar. Todos são convidados a usar, desenvolver, compartilhar mais ferramentas e experiências que possam ajudar Générique a expandir, e também performa-la.
 Générique significa em francês genérico e também os créditos no final de um filme. A performance é então caracterizada por aqueles que a performam.
Dispositivo:
• conversa pós-espetáculo e block game*
• mínimo de 3 performers + platéia.

* BLOCK GAME:
história e objetivos: Esta é uma forma coletiva de enunciação que exclui a oposição das posições; pelo contrário ele é baseado na constante adaptação de cada participante em relação ao que surge e do engajamento de pensar junto com outros de modo afirmativo. O block game é também uma ótima ferramenta para desenvolver projetos.

Descrição: Como em uma entrevista para a imprensa, os performers se dirigem à platéia e explicam um projeto imaginário juntos. Eles usam <<nós>> em vez de <<eu>> e trabalham para produzir coerência entre eles. A platéia pode participar assumindo que  viram o projeto discutido e adicionando elementos e/ou formulando perguntas.