12 January, 2011

FIGURINO GÉNÉRIQUE

elaborada a partir da ferramenta GÉNÉRIQUE disponibilizada por everybodystoolbox

Pré Requisito:
Trazer um figurino que você já usou ou usaria numa peça de dança contemporânea, sabendo que este ficará disponibilizado em uma arara para uso coletivo  durante a realização desta ferramenta.

FIGURINO GÉNÉRIQUE
Esta ferramenta foi pensada para  promover  e estimular uma reflexão sobre escolhas de figurino e suas relações estéticas e conceituais. O que essa escolha pode vir a agregar ou não ao trabalho, o que produz enquanto outras metáforas perceptivas, entre outras.

Como:
Os participantes colocam seus figurinos em uma arara coletiva ou similar.
Os participantes organizam-se em dois grupos: performers e plateia.
O grupo de performers  vai até a arara coletiva e, sem comunicação verbal, selecionam e vestem peças para compor o seu visual de figurino-de-final-do-espetáculo.

O ato de compor o figurino-de-final-de-espetáculo deve levar em consideração as escolhas que cada performer faz para esta composição. Deve-se sempre estar atento às relações com os outros performers e suas escolhas, pois todos estão implicados no jogo/performance. Nada é combinado antes e a duração  dessa composição de figurino respeita até que o último performer tenha concluído o seu figurino.
Assim, quando todos estão vestidos, dá-se início à ferramenta seguinte:  GÉNÉRIQUE (performance).