23 August, 2010

O ERRO DE CHAPLIN

de 19.08.10
Arqueologia para 5 performers

Material necessário: caixas de fósforo, bombinhas de são joão, 2 microfones sem fio.
Roupa: casual, streetwear, roupas de aspecto usado.


Cena 1. Entra
1 performer abre uma porta, ou entra no espaço cênico, meio ofegante, com cara de assustado.
Olha em volta rapidamente e sai.
Volta e coloca um papel meio amassado no chão e sai.
O segundo performer entra, meio ofegante, como cara de assustado.
Sai.
Volta com uma garrafa de vinho, coloca no chão e sai.
O terceiro performer entra, meio ofegante, com cara de assustado, olha para o papel e para a garrafa de vinho e sai.
O quarto e quinto performer entram, meio ofegantes, com cara de assustados, encostam uma área grande do corpo no corpo do outro, sem deixar o peso total no outro, mas com alguma pressão.
Dessa pressão eles provocam uma repulsão dos dois corpos para o chão, como uma explosão, ou um ricochetear que repele os dois corpos em sentidos opostos para o chão.

No chão eles exageram a respiração ofegante e a cara de assustado por alguns segundos.
Se levantam calmamente.
1 pega a garrafa de vinho e sai.
O outro, pega o papel amassado e lê para si em silêncio.
Coloca o papel no bolso e começa a caminhar pelo espaço em primeira posição de ballet tranquilamente por algum tempo.

Cena 2. Anda
Entra um segundo performer dando grand-jettés pelo espaço inteiro.
O primeiro performer permanece andando em primeira posição.
Entra um terceiro performer e com o apoio das duas mãos e os dois pés no chão começa a se locomover no espaço como se fosse uma espécie de tigre, ou qualquer outro animal felino.
O quarto performer entra andando para trás até o centro do espaço.
O primeiro performer sai de cena. O segundo performer pára e se coloca na posição de descanso, com as mão apoiadas nos joelhos.
O quinto performer entra com a garrafa de vinho e a coloca no chão.

Cena 3. Olha
Todos os performers olham a garrafa.
Todos os performers pegam a garrafa ao mesmo tempo.
Os 5 performers retiram a garrafa de cena cuidadosamente.
Os cinco performers voltam juntos bem próximos uns dos outros tranquilamente.

Cena 4. Toca
Todos os performers começam a procurar um vão no corpo do outro para passar o seu corpo inteiro por esse vão.
Essa atividade provoca uma aglomeração com fricção e certa dificuldade. Não existe manipulação evidente para provocar vãos.
Começa em pé e gradativamente esta atividade vai para o chão.

Cena 5. Surra
Da aglomeração da cena anterior dois performers se colocarão na posição da “surra de bunda” - http://www.youtube.com/watch?v=yTu570LLino
Um dos performers pega dois microfones e coloca um no próprio bolso e um no bolso frontal da calça do performer da dupla “surra de bunda” (o que vai dar a surra).
Depois de colocado os microfones, o performer se junta aos outros dois para formar um trio em uma formação-variação da “surra de bunda”, um pouco menos explícito.
Todos começam a atividade surra.
A formação vai se modificando durante a atividade.
Aos poucos eles vão tirar dos bolsos 1 caixa de fósforo e algumas bombinhas explosivas e vão acender e jogar no espaço sem parar a atividade surra.

Cena 6. Sai
Esta cena consiste em sair do espaço todos juntos e ao mesmo tempo, como uma interrupção da cena anterior.

Cena 7. Volta
Esta cena consiste em voltar ao espaço todos juntos e ao mesmo tempo.

Cena 8. Sai
Esta cena consiste em sair do espaço todos juntos e ao mesmo tempo, como uma interrupção da cena anterior.

Fim.