19 August, 2010

TOSHI ME, BABY

preparação para estado gel
de 17.08.10

Arqueologia para 4 performers

Material necessário:
• 4 baldes com água
• 4 panos de chão
• um baralho

Roupa:
• cada performer entra vestido usando peças de uma mesma marca.
• cada um com uma marca distinta (adidas, nike, puma e lacoste) – calça, camisa(eta), jaqueta, boné, tênis, etc.


Cena 1. Quatro corpos
Os 4 performers entram em cena ao mesmo tempo.
Cada um carregando seu balde de água com respectivo pano.
Cada balde tem temperaturas diferentes de água: gelada, natural, quente e morna.
O performer com o balde de água gelada se deita.
Os demais performers se posicionam ao redor do corpo deitado.

Cena 2. Um corpo limpo
O performer deitado não tira a roupa.
O outros performers com os baldes de água quente, morna e natural começam o procedimento de limpeza, molhando o pano no seu respectivo balde e passando no corpo do performer deitado sobre sua roupa e também sobre as partes do corpo que estiverem expostas. (não existe distinção entre roupa e corpo nesta cena).
Continuam essa atividade até limparem o corpo inteiro do performer.

Cena 3. Um corpo de água
O performer que estava deitado se levanta e derrama no local onde estava deitado o seu balde de água gelada.
Todos começam a espalhar essa água sobre o piso. Podem chutar, pular e até usar as mãos para espalhar bastante a água pelo piso. Esta atividade não deve ser exagerada, ou seja, sem movimentos muito amplos, sem acentos evidentes, fica entre algo semi-energético, meio dormente.

Cena 4. Um corpo de sensação
Três performers começam a tocar um dos performers.
O tipo do toque é entre um apertar/amassar e empurrar/afastar.
Os 3 que tocam se implicam nesta atividade em diferentes partes do corpo.
De vez em quando quem toca pode também tocar do mesmo modo a si próprio.
O performer que recebe o toque também se implica na mesma atividade, mas em relação ao seu próprio corpo (nos lugares onde os outros performers estão tocando).

Cena 5. Um corpo de cólera
Dentro da atividade da cena anterior, aos poucos e intercaladamente, os performers começarão uma série de “afastamentos explosivos” – que significa se auto-expelir do ponto de contato do seu toque em direção ao chão, como uma pequena explosão.
Esta atividade também não deve ser muito energética, sem acentos muito evidentes.
Cada performer realiza pelo menos 7 auto-expelições/micro-explosões.

Cena 6. Um corpo quebrado
Esta cena consiste em retirar do espaço 1 corpo, arrastando-o lentamente pelo chão até a saída total da sala.
Durante o percurso de arrastar esse corpo, cada performer deve retirar uma peça de roupa sua, cada um uma peça diferente (uma blusa, um tênis, uma calça....), incluindo o corpo que está sendo arrastado.

Cena 7. Três corpos inacabados
De volta ao espaço 3 performers apenas.
O que foi retirado permanece fora.
Os 3 estão de pé, próximos uns dos outros, quase um círculo.
Eles se olham.
1 dos performers tira do bolso um baralho completo.
Ele entrega para outro performer.
Este performer embaralha as cartas e passa o baralho para o outro performer.
O performer que recebe o baralho deixa-o cair.
O performer que deixou o baralho cair sai de cena, caminhando normalmente.
Não há reação alguma nessa situação.

Cena 8. Dois corpos idênticos
Os 2 performers restantes iniciam uma atividade em cânone: recolher o baralho caído do chão. Uma carta de cada vez.
Esta atividade consiste em agachar e levantar em cânone.
Cada agachada corresponde a pegar uma carta do chão.
A atenção prioriza o cânone entre eles.
A velocidade desta ação é de escolha dos performers.
Após recolhido todo o baralho do chão, quem pegou a última carta sai de cena.

Cena 9. Um corpo que joga
O último performer vai pedir para a platéia subir no palco, ou entrar no espaço para estar junto com ele.
Quando todos estiverem no mesmo espaço, o performer vai pedir para o público ajuda-lo a buscar os outros três performers e trazê-los de volta ao espaço.
Durante essa busca, o performer encontra um modo discreto de desaparecer.
Os três performers que já estavam fora não devem ser encontrados.
Ninguém é encontrado.

Cena 10. Todos os corpos cheios
Platéia dispersa entre área cênica e todo espaço a procura dos performers.

Fim.