07 January, 2011

Arqueologia Cristian Duarte - 18/01/2011 - ciclo

TE QUIERO

Espaço: um corredor largo ou um hall.

Material necessário: figurinos que possam ser danificados.


Um grupo de pessoas entra no espaço.

Os integrantes estão vestindo cada um uma camisa de manga comprida, calça, shorts, bermuda ou saia e calçado.

Eles se encontram no centro do espaço e começam a conectar as próprias camisas pelos botões.

Eles não formam um circulo, mas uma rede entre eles, conectados apenas pelo abotoamento das camisas.

Durante este abotoar, inicia-se um sacudir coletivo que se estabelece gradativamente.

Este sacudir é moderado - uma movimentação que prioriza a repetição e a mecanicidade da ação de sacudir o grupo e sacudir-se.

Sem interromper esta atividade os integrantes começam a trocar de camisa entre eles.

Não é permitido promover novos abotoamentos, deve-se encontrar outras estratégias para sair de uma camisa para outra.

Esta troca de lugar/camisas se repete 5 vezes.

Após a quinta troca de camisa, o grupo intensifica o sacudir gradativamente até encontrarem um ponto de estabilidade coletivo.

Quando chegarem nesta estabilidade, começam a tirar a roupa de baixo até ficarem nús da cintura pra baixo (mulheres com sutiã devem retirá-lo também).

Continuam a sacudida mecânica intensificada por mais algum tempo, ainda trocando de lugar/camisa até que todos estejam nús da cintura pra baixo.

A seguir, o grupo interrompe a sacudida e, imediatamente, estabelece uma pressão dos corpos em direção ao centro do grupo. Esta pressão busca vetorizar a sua pressão em direção ao centro do grupo e, assim, suspender quem está no centro, até que este seja expelido do grupo por cima - como larva saindo de um vulcão em erupção.

Esta pessoa é expelida do grupo e da camisa que veste.

A camisa permanece na rede e a pessoa sai do espaço.

Na sequencia, mais vetores e mais uma pessoa é expelida.

E assim sucessivamente, até que reste apenas 2 pessoas que, então, irão iniciar, individualmente, uma dança clichê como estratégia para ir em direção ao chão, desvestir a camisa, deixar o emaranhado de camisas no local e sair do espaço.

O figurino permanece no espaço.

Fim.